Uma das grandes escolas de iniciação da savana sudanesa, o Komo, diz que a Palavra (kuma) era um atributo reservado a Deus, que por ela criava as coisas: “o que Maa Ngala (Deus) diz é”.
No começo, só havia um vazio vivo, vivendo da vida do Ser. Um que se chama a si mesmo Maa Ngala. Então ele criou Fan, o ovo primordial, que nos seus nove compartimentos alojava nove estados fundamentais da existência. Quando esse ovo abriu, as criaturas que daí saíram eram mudas.
Então para se dar um interlocutor, Maa Ngala tirou uma parcela de cada uma das criaturas, misturou-as e por um sopro de fogo que emanava dele mesmo, constituiu um ser à parte: o homem, ao qual deu uma parte de seu próprio nome, Maa (homem).
Hampâté Bâ, escrito malinês.
_______________________________________________
No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas.
E Deus disse: Exista a luz. E a luz existiu. E Deus viu que a luz era boa; e separou a luz das trevas. E chamou à luz dia, e às trevas noite. E fez-se tarde e manhã, (e foi) o primeiro dia.
Gênesis, I, 1-5
_______________________________________________
É notável a semelhança observada nas duas explicações em sobre a origem do mundo contada por povos distintos. A primeira mais antiga e divulgadas em territórios que o povo abraâmico tiveram contato, e consequentemente, influências diretas e indiretas, antes de registrarem as suas próprias histórias e a sua gênese.
A interpretação da Bíblia não deve ser feita isoladamente, mas sim considerando as experiências e contextos reais das pessoas que as escreveram. Precisamos ter consciência que a Bíblia é uma coletênea de livros sagrados escritos por/para um povo. Em Jesus, a Palavra Viva, sacraliza e universaliza os textos sagrados e os tornam acessiveis para todos que creem.
A originalidade da Bíblia não está em sua "pureza" textual, como se tivesse sido ditada por Deus. Ela é recheada de realidades e dramas humanos, baseadas na perspectiva de um povo autodenominado eleito e com a concepção de revelação, influenciada pela hermenêutica exodal. Todavia, na Bíblia o primordial é encontrar a Palavra Criadora de Deus, nela um guia de fé, ética e salvação, que transcendem o autoritarismo literário com suas normas prescritas e moralidades meramente humanos.
Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3189923/mod_label/intro/NEGR%C3%83O_EstruturaDaSentenca.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário